Depois de ter criado o Reverso em 1931, a Manufatura Jaeger-LeCoultre apercebeu-se de imediato que o sucesso do relógio não se limitava ao mundo desportivo para o qual tinha sido pensado. Por isso, começou, logo a partir do primeiro ano, a propor variantes coloridas do mostrador negro original.
Em 2021, a Grande Maison apresenta o Reverso Tribute Small Seconds em verde, evocativo das primeiras edições coloridas emblemáticas do Reverso. O mostrador lacado com efeito raiado escovado e a correia de pele em tons vivos relembram o verde intenso das florestas de pinheiros que se encontram nos arredores da Manufatura Jaeger-LeCoultre no Vale de Joux.
O mostrador reúne todos os elementos distintivos do Reverso Tribute, nomeadamente, os indexes aplicados em vez de algarismos para indicar as horas. Semelhante ao formato dos ponteiros Dauphine, a sua silhueta facetada confere um efeito de profundidade à superfície lacada. Na metade inferior do mostrador, a indicação circular dos pequenos segundos quebra com a linearidade do próprio mostrador e da caixa. Evocando os acabamentos do mostrador, a superfície interior da caixa – visível quando esta é virada – apresenta o mesmo efeito decorativo raiado.
Fiel à tradição Reverso, o fundo plano da caixa é uma verdadeira tela em branco que pode ser personalizada com um motivo ou uma gravura. O proprietário do relógio pode optar por manter essa personalização oculta, para deleite pessoal, ou pode virar a caixa e revelar assim os seus segredos.
A fina caixa de 8,5 mm guarda o Calibre Jaeger-LeCoultre 822/2 de corda manual, um movimento de forma retangular, especialmente concebido para o Reverso, com pequenos segundos e uma reserva de corda de 42 horas.