Quem o afirma é Luxury Society, que na sequência do anúncio de uma parceria global entre Alibaba, Richemont e Farfetch, datada de novembro do ano passado, a retalhista de luxo Farfetch deu oficialmente início às operações na Tmall Luxury em 1 de março. Os utilizadores podem agora aceder à sua loja oficial diretamente a partir da página inicial do Tmall Luxury.
Para a revista especializada online, a Farfetch não é a primeira retalhista de luxo global a ter uma presença no Tmall, Net-a-Porter e Monnier Frères já o tinham feito, mas o seu timing pode revelar-se o mais certeiro até à data.
Os consumidores chineses sempre foram ávidos clientes digitais, mas não necessariamente para produtos de luxo. Com o impacto da pandemia nas compras no estrangeiro e nas vendas de luxo internacionais, os consumidores chineses tiveram pouca escolha a não ser recorrer ao consumo doméstico.
Para além do retalho offline, as vendas de luxo online na China também começaram a assistir a um aumento da procura em grande parte devido à procura por parte dos consumidores em cidades não pertencentes ao primeiro escalão e à lentidão do mercado de viagens domésticas.
Porquê a Farfetch?
Ainda de acordo com esta publicação online, José Neves, Fundador, Presidente e Director Geral da Farfetch, revela que aquilo que mais o “excita” é a presença de 3.500 designers, “95% dos quais não tinham uma loja na Tmall, uma percentagem muito semelhante não tinha qualquer operação de comércio eletrónico na China”.
Para a Luxury Society, o lançamento da Farfetch na Tmall vai ajudar a “expandir a carteira de marcas da Tmall Luxury e permitirá que mais marcas de nichos de mercado façam crescer os seus negócios no mercado chinês”.
A Farfetch atua como um núcleo gigante que distribui peças de moda de mais de 50 países aos consumidores de todo o mundo. Ao contrário de outros retalhistas de luxo, tais como Net-a-Porter e Matches Fashion que se agarram ao modelo grossista herdado dos retalhistas tradicionais, a Farfetch funciona como uma espécie de mercado, listando os produtos disponíveis a partir de lojas de marca ou multi-label de cidades de todo o mundo.