Oris apresenta Aquis Depth Gauge

Imagem da notícia: Oris apresenta Aquis Depth Gauge

Carinhosamente apelidado de “o relógio do orifício”, o Aquis Depth Gauge recorre aos princípios científicos da Lei de Boyle-Mariotte para criar um dispositivo que, durante um mergulho, mede a profundidade de forma clara. Este sistema patenteado funciona permitindo que a água entre num canal embutido na orla exterior do vidro, através de um orifício situado às 12 horas. Ao fazê-lo, a água deixa uma marca que corresponde a uma medida indicada a amarelo no mostrador. 

Este novo modelo captura e otimiza o espírito e a funcionalidade do original, alcançando uma performance ainda melhor onde realmente importa – bem abaixo da superfície do oceano. O Aquis Depth Gauge recorre a um princípio científico complexo para criar um medidor de profundidade fácil de usar, preciso e seguro. Juntamente com o novo sistema Quick Strap Change, funciona da seguinte forma:

Aquis Depth Gauge

A ciência

Por trás da inteligente solução do Aquis Depth Gauge para medir a profundidade está a Lei Boyle-Mariotte. Esta enuncia que, para determinada quantidade de gás, a ‘pressão x volume = constante’. Os engenheiros da Oris calcularam que, ao ser comprimido pela pressão da água, o volume de ar existente no canal embutido no vidro iria reduzir. Portanto, durante um mergulho, o volume de ar é comprimido e permite a entrada de água no canal. Na subida, o ar volta a expandir-se e força a água a sair pelo orifício. Esta inovação foi patenteada pela Oris. 

O orifício, o canal e o medidor

O orifício de entrada no canal embutido no vidro situa-se às 12 horas. Em terra, está cheio de ar. Ao entrar na água, esse ar é comprimido pela pressão desta, levando-a a entrar no orifício e a preencher o espaço existente no canal, o que, por sua vez, irá deixar uma marca visível através do vidro. Esta marca de água combinada com o medidor amarelo que existe no mostrador irá dar-nos a indicação da profundidade. Nesta segunda-geração do relógio, o canal sofreu algumas melhorias em relação ao anterior, tornando a indicação ainda mais clara. Trata-se de uma solução criativa que demonstra bem a filosofia dos engenheiros da Oris na procura de respostas inteligentes e práticas para problemas complexos. 

O vedante

O Aquis Depth Gauge permite que a água entre no vidro, mas não a deixa entrar no relógio – iria danificar o movimento automático. A Oris concebeu este relógio para que a água apenas possa entrar no canal através do orifício no vidro. A vedar o relógio existe uma junta que serve de tampão e o mantém estanque. Esta é tão segura que a Oris certificou o Aquis Depth Gauge como resistente à água até 50 bar (500 metros).

Oris Aquis Depth Gauge – Quick Strap

O sistema Quick Strap Change 

A segunda geração do Aquis Depth Gauge vem equipada com o sistema de troca de pulseira patenteado pela marca suíça. Um mecanismo existente na pulseira de aço e na correia de borracha permite que o utilizador as substitua de forma simples e rápida, sem necessitar de ferramentas e sem ter de se deslocar a um relojoeiro. 

5 Maio 2021
AtualidadeRelojoaria

Notícias relacionadas

TAG HEUER apresenta “Aquaracer”

A TAG Heuer vai além do limite com o Aquaracer Professional 300, um relógio de ferramentas de luxo que nos liga aos mares e continua um legado que começou há mais de 40 anos.

Ler mais 11 Junho 2021
AtualidadeRelojoaria

Relojoaria suíça: exportações regressam ao nível de referência

As exportações de relógios suíços atingiram um nível elevado em abril de 2021, com 1,8 mil milhões de francos (aproximadamente 1,6 milhões de euros). Estes são os resultados apresentados pela Federação da Indústria Relojoeira Suíça FH (Fédération de l'industrie horlogère suisse FH), que atualiza, todos os meses as estatísticas de exportação de relógios suíços.

Ler mais 9 Junho 2021
AtualidadeRelojoaria