Oris apresenta Aquis Depth Gauge
Data de Publicação: 05.05.2021

Carinhosamente apelidado de “o relógio do orifício”, o Aquis Depth Gauge recorre aos princípios científicos da Lei de Boyle-Mariotte para criar um dispositivo que, durante um mergulho, mede a profundidade de forma clara. Este sistema patenteado funciona permitindo que a água entre num canal embutido na orla exterior do vidro, através de um orifício situado às 12 horas. Ao fazê-lo, a água deixa uma marca que corresponde a uma medida indicada a amarelo no mostrador. 

Este novo modelo captura e otimiza o espírito e a funcionalidade do original, alcançando uma performance ainda melhor onde realmente importa – bem abaixo da superfície do oceano. O Aquis Depth Gauge recorre a um princípio científico complexo para criar um medidor de profundidade fácil de usar, preciso e seguro. Juntamente com o novo sistema Quick Strap Change, funciona da seguinte forma:

Aquis Depth Gauge

A ciência

Por trás da inteligente solução do Aquis Depth Gauge para medir a profundidade está a Lei Boyle-Mariotte. Esta enuncia que, para determinada quantidade de gás, a ‘pressão x volume = constante’. Os engenheiros da Oris calcularam que, ao ser comprimido pela pressão da água, o volume de ar existente no canal embutido no vidro iria reduzir. Portanto, durante um mergulho, o volume de ar é comprimido e permite a entrada de água no canal. Na subida, o ar volta a expandir-se e força a água a sair pelo orifício. Esta inovação foi patenteada pela Oris. 

O orifício, o canal e o medidor

O orifício de entrada no canal embutido no vidro situa-se às 12 horas. Em terra, está cheio de ar. Ao entrar na água, esse ar é comprimido pela pressão desta, levando-a a entrar no orifício e a preencher o espaço existente no canal, o que, por sua vez, irá deixar uma marca visível através do vidro. Esta marca de água combinada com o medidor amarelo que existe no mostrador irá dar-nos a indicação da profundidade. Nesta segunda-geração do relógio, o canal sofreu algumas melhorias em relação ao anterior, tornando a indicação ainda mais clara. Trata-se de uma solução criativa que demonstra bem a filosofia dos engenheiros da Oris na procura de respostas inteligentes e práticas para problemas complexos. 

O vedante

O Aquis Depth Gauge permite que a água entre no vidro, mas não a deixa entrar no relógio – iria danificar o movimento automático. A Oris concebeu este relógio para que a água apenas possa entrar no canal através do orifício no vidro. A vedar o relógio existe uma junta que serve de tampão e o mantém estanque. Esta é tão segura que a Oris certificou o Aquis Depth Gauge como resistente à água até 50 bar (500 metros).

Oris Aquis Depth Gauge – Quick Strap

O sistema Quick Strap Change 

A segunda geração do Aquis Depth Gauge vem equipada com o sistema de troca de pulseira patenteado pela marca suíça. Um mecanismo existente na pulseira de aço e na correia de borracha permite que o utilizador as substitua de forma simples e rápida, sem necessitar de ferramentas e sem ter de se deslocar a um relojoeiro. 

Categoria: Atualidade | Relojoaria

Outro artigos que lhe podem interessar:

Breitling com exposição para celebrar 140 anos de história 

Breitling com exposição para celebrar 140 anos de história 

Sob o mote “140 Years of Firsts”, a marca vai realizar até dezembro 55 exposições nos quatro continentes dos relógios mais importantes dos ilustres 140 anos da sua história. Lisboa recebeu uma dessas exposições e os amantes de relógios tiveram a oportunidade de contemplar exemplares pioneiros.

Universal Genève revela três relógios de homenagem ao Polerouter 

Universal Genève revela três relógios de homenagem ao Polerouter 

A Universal Genève marcou o 70º aniversário do relógio Polerouter e o primeiro voo comercial transpolar da Scandinavian Airlines System (SAS) de Copenhague para a Califórnia com duas celebrações. Os eventos incluíram a revelação de três relógios de homenagem e uma mensagem de Evelyne Genta, a viúva do lendário designer de relógios, Gérald Genta, que criou o Polerouter em 1954.

Share This