Novo Oris Dat Watt Limited Edition tem uma missão: a conservação do Mar de Wadden

Imagem da notícia: Novo Oris Dat Watt Limited Edition tem uma missão: a conservação do Mar de Wadden

A missão Mudar para Melhor, da Oris, tem percorrido o globo. Agora o foco recai sobre o Mar de Wadden, declarado património mundial pela UNESCO.

A Oris apresenta um relógio criado em conjunto com o Secretariado Comum do Mar de Wadden. A sua missão: a conservação do Mar de Wadden, o maior sistema de correntes marinhas do planeta, declarado património mundial pela UNESCO.

Baseado no relógio de mergulho Aquis, a Oris lança agora o Dat Watt Limited Edition. O nome “Dat Watt” significa Mar de Wadden no dialeto local. A edição limitada de 2009 peças marca o ano em que o Mar de Wadden foi declarado património mundial pela UNESCO.

O Dat Watt Limited Edition é um relógio especial. O seu mostrador exibe o ciclo lunar e a amplitude das marés do Hemisfério Norte através da função Pointer Moon, criada e desenvolvida pela Oris para mergulhadores profissionais. Funciona utilizando um ponteiro central branco que, depois de alinhado com o dia correto do ciclo lunar de 29,5 dias, indica no mostrador a amplitude de maré correspondente. O mesmo ponteiro indica a lua crescente e minguante.

O Mar de Wadden é uma das mais importantes zonas naturais do planeta, sendo que os especialistas concluíram que a biodiversidade à escala mundial depende da sua conservação. É notável também por tratar-se de um dos poucos ecossistemas em regiões entremarés que restam, onde os processos naturais permanecem intactos. Motivo pelo qual precisa de ser protegido.

Este mar cobre uma área de 11.500Km2 do Mar do Norte, tem uma linha costeira de 500Km e todos os anos é ponto de paragem para mais de 10 milhões de aves migratórias albergando, de forma permanente, mais de 6 milhões de aves. Nos seus pântanos salgados habitam cerca de 2.300 espécies de fauna e flora, nas zonas de água salobra existem outras 2.700 e mais de 30 de aves procriadoras.

Tal como tantos outros ambientes marinhos, o Mar de Wadden está sob ameaça constante devido à pesca, às plataformas petrolíferas e gasodutos, aos parques eólicos, ao tráfego marítimo, à construção, ao turismo e ao impacto das alterações climáticas.

Oris – Mudar para Melhor

Tal como a natureza, a missão Mudar para Melhor, da Oris, é abrangente e não limitada por tratados nem fronteiras. Mudar para Melhor é sinónimo de conservação do planeta e de melhoria da vida das pessoas.

Ao longo da última década, a Oris tem trabalhado com organizações ambientais sem fins lucrativos e com movimentos verdes por todo o mundo.

A mais recente parceria da Oris, o Oris Dat Watt Limited Edition, é com o Secretariado Comum do Mar de Wadden (SCMW), uma organização trilateral que inclui Dinamarca, Alemanha e Holanda, e que trabalha na conservação e proteção do Mar de Wadden, o maior sistema de correntes marítimas do planeta.

Agir em representação da Cooperação Trilateral do Mar de Wadden é a função do Secretariado Comum do Mar de Wadden e do seu secretário executivo, Bernard Baerends. “Quando tomámos conhecimento da dimensão e importância do trabalho realizado pelo SCMW, sentimo-nos na obrigação de dar o nosso apoio,” afirma Rolf Studer, Co-CEO da Oris. “Além de alertar para o problema, iremos também apoiar a organização com as verbas resultantes da venda do Dat Watt Limited Edition. Porquê? Porque é o correto.”

“A necessidade de nos responsabilizarmos pelos nossos atos nunca foi tão grande. A pandemia de Covid-19 veio provar que temos de mudar os nossos hábitos e proteger o planeta para as gerações futuras”, acrescenta Rolf Studer.

A Oris leva este assunto muito a sério, razão pela qual tem como missão Mudar para Melhor. Além de criar parcerias com agências ambientalistas e projetos para apoiar a limpeza dos recursos hídricos do planeta, é também ávida defensora da sustentabilidade em Hölstein.

O objetivo da Oris para este ano é tornar-se climaticamente neutra. Isto significa reciclar mais, reduzir emissões, melhorar infraestruturas e muito mais.

A Oris está muito motivada com a parceria com o SCMW. Devido à sua organização trilateral e estatuto na UNESCO, os parceiros deste projeto são escolhidos de forma rigorosa para garantir que cumprem códigos e práticas ambientais. A Oris orgulha-se em ter passado neste teste.

PVP Recomendado Oris Dat Watt Limited Edition | € 2.350.

Conheça mais sobre este e outros projetos no website da ORIS.

14 Maio 2021
AtualidadeRelojoaria

Notícias relacionadas

Jaeger-LeCoultre anuncia workshop de descoberta dedicado ao Reverso

A Jaeger-LeCoultre anunciou um novo Workshop de Descoberta disponibilizado pelo Atelier d’Antoine a partir de novembro deste ano. Como o ano de 2021 marca os 90 anos do nascimento do Reverso, “este programa surge como uma rara oportunidade para descobrir a história de um verdadeiro ícone da relojoaria, desde as suas origens até aos modelos atuais”, refere a marca em comunicado.

Ler mais 23 Setembro 2021
Atualidade