O artista londrino Damien Hirst exibe a sua nova série, Cerisiers en fleurs, composta por 30 pinturas escolhidas com Hervé Chandes, diretor da Fundação. A exposição patente até 2 de janeiro de 2022 é uma homenagem à “efémera beleza de uma árvore florida num céu sem nuvens”.
Cerisiers en Fleurs é a primeira exposição institucional de Damien Hirst na França. “Cerisiers en Fleurs são marcantes, confusos e frágeis. Graças a essas pinturas, afastei-me do minimalismo para voltar com entusiasmo à espontaneidade do gesto pictórico”, revela Damien Hirst.
A série Cerisiers en Fleurs é um regresso às “raízes da pintura” para o artista londrino Damien Hirst, e a Fondation Cartier, com a participação de Hervé Chandès, diretor da instituição, com a exposição de 30 das 107 pinturas que compõem a série.
Cobertas inteiramente por cores vivas e saturadas, essas telas imponentes mergulham o observador em uma vasta paisagem vegetal que oscila entre a figuração e a abstração. O artista combina “pinceladas densas e respingos de tinta”, referindo-se tanto ao “impressionismo e pontilhismo quanto à pintura de ação”.
A exposição de Damien Hirst pode ser vista na página da Fondation Cartier.