Jaeger-LeCoultre apresenta o Reverso Tribute Enamel Hokusai ‘Kirifuri Waterfall’

Imagem da notícia: Jaeger-LeCoultre apresenta o Reverso Tribute Enamel Hokusai ‘Kirifuri Waterfall’

Ao longo de quase dois milénios, o intercâmbio cultural bidirecional entre a Ásia e a Europa influenciou profundamente todas as formas de arte do Oriente e do Ocidente – das artes plásticas às performativas – passando pelas técnicas de produção de tecidos, de vidro ou ainda de cerâmica. Um diálogo que a Jaeger-LeCoultre abraçou ao longo de toda a sua história, desde os primeiros passos da manufatura.

No âmbito dos 90 anos do Reverso, a Grande Maison celebra este eterno intercâmbio cultural com um novo e requintado relógio Reverso Tribute Enamel, o Reverso Tribute Enamel Hokusai “Kirifuri Waterfall”.

Unindo o savoir-faire europeu à arte japonesa, o verso da caixa celebra a arte oriental com uma pintura esmaltada em miniatura que reproduz fielmente a célebre xilogravura Kirifuri Waterfall (A Cascata de Kirifuri), realizada por Katsushika Hokusai, no início dos anos de 1830. A obra Kirifuri Waterfall faz parte da série Tour of the Waterfalls of the Provinces (Tour das Cascatas das Províncias), oito estampas que retratam as cascatas visitadas pelo artista entre 1831 e 1833 em diferentes regiões da principal ilha do Japão, Honshu.

A decoração do relógio representou inúmeros desafios bem específicos, num processo cuidadosamente orquestrado, a começar pelo fundo da caixa. Primeiro, foi necessário reproduzir uma obra que mede 37 x 24,5 cm numa superfície equivalente a pouco mais do que um décimo do tamanho do original – captando cada detalhe à escala, incluindo o grupo de minúsculas figuras humanas na base da cascata.

A simplicidade do mostrador do Reverso Tribute – com os seus indexes aplicados das horas e os seus ponteiros Dauphine – permite destacar a beleza da sua decoração. Eco artístico da pintura em miniatura que ornamenta o fundo da caixa, o mostrador apresenta um padrão guilloché ondulado muito original, evocativo dos movimentos da água. Executado à mão com o apoio de um torno centenário para o qual foi criado um came especial para conseguir esse motivo particular, o efeito visual das ondas é ampliado por camadas de esmalte Grand Feu translúcido, num tom suave de verde que corresponde exatamente ao tom de um detalhe da pintura do verso.

Após várias cozeduras para formar as camadas de esmalte, o desafio final foi a aplicação minuciosa dos indexes (que requer a criação de pequenos orifícios na superfície imaculada do esmalte) e o decalque da escala de minutos em formato caminho de ferro.

SOBRE HOKUSAI

Artista japonês mais conhecido no Ocidente, Hokusai (c.1760-1849) foi um ilustrador, estampador e artista ukiyo-e altamente prolífico.A sua fama foi consagrada quando ele tinha já mais de 80 anos, graças à sua série monumental de xilogravuras intituladaThirty-Six Views of Mount Fuji (Trinta e seis vistas do Monte Fuji), que inclui The Great Wave off Kanagawa (Kanagawa oki nami ura/ A Grande Onda de Kanagawa), uma das ilustrações mais célebres do mundo.(A Jaeger-LeCoultre homenageou esse trabalho, em 2018, através da sua reprodução numa pintura em miniatura esmaltada num Reverso de edição limitada)

A popularidade do estilo ukiyo-e, que retratava o estilo de vida hedonista da classe mercantil japonesa da era Edo (1600-1868), está associada ao florescimento da técnica de impressão em madeira entre os séculos XVII e XIX.Inovador pelas suas composições e pela sua utilização da cor, Hokusai teve um papel determinante na transformação do estilo ukiyo-e: inicialmente limitado a retratos, evoluiu para um género mais abrangente que incluía paisagens, plantas e animais.Como consequência da sua popularidade, o estilo ukiyo-e e a xilogravura tornaram-se elementos indissociáveis na perceção ocidental da arte japonesa.

13 Agosto 2021
AtualidadeRelojoaria

Notícias relacionadas

Jaeger-LeCoultre anuncia workshop de descoberta dedicado ao Reverso

A Jaeger-LeCoultre anunciou um novo Workshop de Descoberta disponibilizado pelo Atelier d’Antoine a partir de novembro deste ano. Como o ano de 2021 marca os 90 anos do nascimento do Reverso, “este programa surge como uma rara oportunidade para descobrir a história de um verdadeiro ícone da relojoaria, desde as suas origens até aos modelos atuais”, refere a marca em comunicado.

Ler mais 23 Setembro 2021
Atualidade