Jaeger-LeCoultre anuncia workshop de descoberta dedicado ao Reverso

Imagem da notícia: Jaeger-LeCoultre anuncia workshop de descoberta dedicado ao Reverso

A Jaeger-LeCoultre anunciou um novo Workshop de Descoberta disponibilizado pelo Atelier d’Antoine a partir de novembro deste ano. Como o ano de 2021 marca os 90 anos do nascimento do Reverso, “este programa surge como uma rara oportunidade para descobrir a história de um verdadeiro ícone da relojoaria, desde as suas origens até aos modelos atuais”, refere a marca em comunicado.

O Atelier d’Antoine oferece aos entusiastas de relojoaria, assim como aos conhecedores e curiosos, a oportunidade sem paralelo de mergulhar no mundo da alta-relojoaria, através de Workshops de Descoberta que permitem explorar este mundo numa união entre educação académica e experiência prática, focando-se num tema em particular.

Com turmas limitadas a um máximo de oito participantes, cada Workshop é conduzido por um instrutor e um especialista técnico da Manufatura Jaeger-LeCoultre. Os participantes têm a opção de aprofundar o seu conhecimento combinando um Workshop de Descoberta e uma visita guiada à Manufatura focada no mesmo tema – “uma oportunidade singular para conhecer o coração de uma Manufatura relojoeira totalmente integrada”.

O recém-criado Workshop de Descoberta Reverso irá explorar o modo como o estilo Art Deco do relógio bem como a engenhosidade técnica da sua caixa reversível única nasceram, naturalmente, do contexto cultural e social da década de 1930, quando a ideia foi concebida pela primeira vez.

O Workshop irá traçar a evolução do Reverso ao longo das décadas, não apenas como uma tela de personalização e expressão artística, mas também como um espaço para as complicações de alta relojoaria e outras inovações técnicas.

“Os participantes irão mergulhar nos arquivos do Reverso e terão acesso ao documento de patente original, esboços de design e outros materiais raramente vistos. O Workshop encerra com um momento único, pois cada participante será confrontado com o desafio de montar uma caixa do Reverso – tarefa normalmente confiada em exclusivo aos artesãos da Manufatura Jaeger-LeCoultre”, comunica a marca.

Durante a visita à Manufatura dedicada ao Reverso, os participantes irão poder ainda observar as diferentes etapas envolvidas no fabrico de um Reverso e descobrir quais são as habilidades técnicas e criativas específicas necessárias para a sua produção. Partindo do primeiro momento de transformação do metal bruto em blocos de movimento e partes da caixa, trata-se do acompanhamento do processo desde o acabamento decorativo dos componentes técnicos até a montagem de todo o movimento, caixa e mostrador, e revestimento final do relógio. Os participantes vão também poder ainda conhecer vários movimentos de elevada complexidade que foram criados especialmente para o Reverso e visitar o Atelier des Métiers Rares® (Oficina de Trabalhos Artesanais), onde esmaltadores, gravadores e cravadores transformam as caixas clássicas Reverso em obras de arte em miniatura.

A Jaeger-LeCoultre criou uma plataforma online para reservas na qual os visitantes podem descobrir mais sobre o Atelier d’Antoine e as oportunidades disponibilizadas, bem como reservar diretamente todas as experiências.

As reservas online para o programa Atelier d’Antoine Reverso estão abertas a partir deste mês de setembro.

23 Setembro 2021
Atualidade

Notícias relacionadas