Jaeger-LeCoultre apresenta trilogia Reverso Tribute Enamel Hidden Treasure

Imagem da notícia: Jaeger-LeCoultre apresenta trilogia Reverso Tribute Enamel Hidden Treasure

Em 2021, para marcar os 90 anos do nascimento do Reverso, a Jaeger-LeCoultre apresenta o Reverso Tribute Enamel Hidden Treasures, uma trilogia de relógios que celebra o trabalho de três grandes mestres do início da Arte Moderna: Gustave Courbet, Vincent Van Gogh e Gustav Klimt.

Os novos relógios também reúnem três ofícios artesanais distintos praticados na Manufatura Jaeger-LeCoultre: esmalte Grand Feu, pintura em miniatura e guillochage – executado em máquinas centenárias torneadas à mão.

Os detalhes estilísticos da coleção Reverso Tribute são fiéis aos originais dos anos 1930 e, nestes três novos relógios, a simplicidade característica dos mostradores realça a beleza subtil dos mostradores decorados com a técnica de guilhoché. A cor de cada mostrador – um tom distinto de azul ou verde nebuloso – sugere as cores dos tesouros esmaltados escondidos no verso, enquanto o design sóbrio contrasta com a riqueza e os detalhes das obras de arte em miniatura.

As três pinturas reproduzidas nos Reverso Tribute Enamel Hidden Treasures representam três marcos na história da arte ocidental: o Realismo do século XIX de Courbet, o Pós-Impressionismo de Van Gogh, e a Art Nouveau de Klimt. Para homenagear a capacidade única do Reverso de ocultar ou revelar o tesouro artístico criado no seu verso, os especialistas da Manufatura identificaram três belas pinturas que permaneceram escondidas do mundo por muitas décadas – supostamente perdidas para sempre – até serem recentemente redescobertas e autenticadas.

Gustave Courbet – Vista do Lago Léman (1876)

“Reproduzindo este trabalho para os relógios Reverso Tribute Enamel, o mestre esmaltador da Jaeger-LeCoultre capturou com perfeição a delicada paleta de cores, os detalhes refinados e a atmosfera evocativa da obra original. Os tons suaves da pintura são complementados pela caixa em ouro branco reluzente e pela textura guilhoché em espinha de peixe do mostrador cinza-azulado nebuloso.”

Vincent Van Gogh – Pôr do Sol em Montmajour (1888)

“Para executar as gravuras no Reverso Tribute Enamel Hidden Treasures, o mestre esmaltador da Jaeger-LeCoultre reproduz fielmente o forte sentido de perspetiva do original, bem como o efeito das pinceladas características do artista e do empasto pesado. O tom distinto de esmalte verde escolhido para o mostrador guilhoché com efeito de raios de sol fornece um contraponto elegante aos ricos tons de ouro e castanho da pintura.”

Gustav Klimt – Retrato de uma Dama (1917)

“Reproduzido em miniatura no verso da caixa dos Reverso Tribute Enamel Hidden Treasures, o Retrato de uma Dama captura o mesmo estilo onírico criado por Klimt. A pose elegante e a roupa sofisticada da época são reproduzidas em detalhes perfeitos, e os tons de verde do fundo criam uma ilusão de profundidade, assim como no original. O mostrador verde, decorado com esmalte Grand Feu sobre um fino padrão guilhoché em grão de cevada, evoca de forma encantadora a natureza luminescente do fundo do retrato.”

25 Outubro 2021
AtualidadeRelojoaria

Notícias relacionadas

Chronoswiss apresenta Open Gear ReSec Jungle

O novo Chronoswiss Open Gear ReSec Jungle foi apresentado na Dubai Watch Week, no passado dia 24 de novembro, e está a partir de agora disponível a nível mundial. O novo relógio combina uma invenção do século XVII com um design contemporâneo enquanto eleva o guilhoché feito à mão para o próximo nível.

Ler mais 25 Novembro 2021
AtualidadeRelojoaria