As consequências económicas da Covid-19 tiveram impacto nos hábitos do consumo dos portugueses, agravada por taxas de desemprego, lay-offs e incerteza económica num país que tinha recentemente recuperado de uma grande crise económica.
Se em 2020 o setor nacional ficou pelos 554.7 M€ de faturação, para 2021 as projeções eram mais animadoras, com o Euromonitor International a indicar um volume de negócios a rondar os 631 M€ no ano que finda, cerca de 670 M€ para 2022, com a fasquia a subir ainda mais em 2023, para os cerca de 709 M€.
No Mercado de Relógios, os níveis de faturação pré-pandemia (2019) ultrapassaram os 20 mil milhões de euros, sendo que, em ano de pandemia (2020) a queda foi semelhante ao Mercado de Joias, com a faturação a descer para cerca de 15 mil milhões de euros, uma descida de 32%.
Consulte a análise completa na revista JoiaPro Luxury 3.
*Source: Euromonitor International, Retailing 2021edition