Em 2022, a Jaeger-LeCoultre apresenta pela primeira vez um calendário perpétuo na linha Polaris, enriquecendo a coleção com uma das complicações mais complexas, úteis e valiosas da relojoaria.
Lacado e com uma profunda cor azul degradé, o mostrador do Polaris Perpetual Calendar é inspirado na estética do Polaris Mariner Memovox. O azul degradé sugere a transição do dia para a noite – uma subtil evocação da ligação entre os fenómenos celestes e a medição do tempo. O seu movimento interno recém-desenvolvido, o Calibre Jaeger-LeCoultre 868AA, exibe as fases da Lua em ambos os hemisférios, assim como uma reserva de marcha estendida de 70 horas, além dos displays de calendário perpétuo e luneta rotativa interna – uma assinatura da linha Polaris.
Com ênfase no equilíbrio e na legibilidade, as indicações de calendário são apresentadas em três submostradores. As referências à data, mês e dia encontram-se às 9, 12 e 3 horas, respetivamente, com o ano exibido no indicador de mês. Como forma de lembrar que os calendários têm as suas origens em fenómenos astronómicos, as fases da Lua são apresentadas às 6 horas – com uma exibição retrógrada para o Hemisfério Sul a emoldurar uma exibição clássica para a sua contraparte Norte. Os quatro submostradores são ligeiramente recuados e apresentam acabamentos em diferentes texturas enriquecendo visualmente à medida que são atravessados pela luz.
No centro do mostrador, um pequeno indicador de segurança, que fica vermelho entre as 20h e as 04h, alerta o utilizador para o facto de que não deve ajustar as horas ou o calendário durante esse período. Os ponteiros esqueletizados oferecem maior visibilidade das indicações e, de acordo com os códigos de design contemporâneos da coleção Polaris, os arrojados indexes em forma de trapézio surgem como ponto de equilíbrio entre a complexidade e os finos detalhes do calendário. O revestimento luminescente nos ponteiros e indexes potencia a legibilidade em todas as condições de luz – um atributo essencial para um relógio desportivo.
As caixas de 42mm, em aço ou ouro rosa, mantêm os principais códigos de design do Polaris: linhas firmes, molduras finas, vidro de safira e uma atraente combinação de superfícies escovadas e polidas. O fundo transparente em vidro de safira e a massa oscilante em ouro rosa revelam os sofisticados acabamentos e decoração do movimento.
Característica fundamental de um relógio projetado para a vida quotidiana, o Polaris Perpetual Calendar é fácil de operar e ajustar. A coroa superior faz girar a luneta interna – ambos os recursos são assinaturas Polaris – enquanto a coroa inferior serve para acertar a hora e dar corda ao relógio. As configurações de calendário são ajustadas por meio de um único botão.
Graças a um sistema de braceletes intercambiáveis recentemente desenvolvido – em que basta simplesmente pressionar os botões integrados no ponto de fixação entre as pulseiras – o Polaris Perpetual Calendar adapta-se a todas as aventuras. Tendo em conta o seu caráter desportivo, o modelo em aço é oferecido com bracelete também em aço de três elos e bracelete em borracha texturada, enquanto a elegância do modelo em ouro rosa é complementada por uma bracelete em borracha azul e, para um visual mais formal, por uma correia em pele de aligátor com fivela dobrável. Além das opções de personalização, há uma coleção de correias em calfe numa grande variedade de cores.
Fiel à combinação entre tradição e modernidade, filosofia que guia a Grande Maison, o Jaeger-LeCoultre Polaris Perpetual Calendar transporta agora uma das grandes complicações da relojoaria para o universo da elegância desportiva contemporânea.