De 1 de dezembro de 2022 a 14 de abril de 2023, a L’ÉCOLE, School of Jewelry Arts vai apresentar no número 31, da rue Danielle Casanova, em Paris, uma exposição que exibe mais de três mil anos de trabalho e história da ourivesaria chinesa, através de uma seleção de obras-primas da coleção Mengdiexuan.
Após uma primeira exposição na L’ÉCOLE Asia Pacific em Hong Kong, na primavera passada, a exposição chega agora Paris. Com vários significados simbólicos que são decifrados ao longo de toda a exposição, estes ornamentos abrangem mais de três mil anos de história chinesa. Todos fazem parte da excecional coleção privada Mengdiexuan, centrada na arte chinesa, que a L’ÉCOLE, School of Jewelry Arts in Paris tem a honra de apresentar pela primeira vez ao público na Europa.
A exposição está organizada em torno de três temas principais: a primeira parte oferece uma introdução do ponto de vista científico e gemológico sobre o material e as propriedades do ouro. A exibição centra-se no savoir-faire, com várias técnicas principais: martelagem, fundição, granulação, fio de ouro e filigrana, colocação e incrustação. Os colares, pulseiras, brincos, ganchos de cabelo, broches e fivelas de cinto expostos levam-nos numa viagem ao Império Chinês através da Ásia Central, das Estepes Eurasiáticas, da Mongólia e dos Himalaias. A exposição cobre um período de mais de três milénios, desde a dinastia Shang (cerca de 1500-1046 A.C.E.) até à dinastia Qing (1644-1911), e apresenta habilidades ancestrais que ainda hoje nos fascinam.
Finalmente, a mostra destaca o poder dos símbolos na arte chinesa, que exibe uma iconografia rica e diversificada que encarna a felicidade, a longevidade, a posição, a prosperidade e, mais genericamente, o auspicioso. Os ornamentos da Colecção Mengdiexuan oferecerem-nos um vislumbre desta riqueza simbólica.
Saiba mais aqui.