Jorge Suárez, Panerai Brand Manager Spain & Portugal, esteve no campus da Nova SBE, numa iniciativa que envolveu alunos do Stream em Luxury Management, do Mestrado em Gestão, e onde abordou o facto de numa época de crescente procura por produtos justos e ecologicamente responsáveis, o sector relojoeiro e, em concreto a Panerai, tem vindo a incluir as preocupações ambientais, sociais e sustentáveis nas suas políticas e no desenvolvimento e produção dos seus produtos.
Em parceria com a IOC-UNESCO, no âmbito do programa de educação oceânica das Nações Unidas (a Década das Ciências Oceânicas para o Desenvolvimento Sustentável), a marca tem desenvolvido a iniciativa “Conservação dos Oceanos pela Panerai». Uma campanha global educativa que tem como meta envolver mais de 100 universidades a nível mundial, com o objectivo de “explicar aos estudantes como uma marca de luxo pode ser uma força de transformação no planeta, graças ao seu compromisso sério com a sustentabilidade e a educação sobre a importância dos oceanos”.
A Panerai pretende “desafiar-se” na procura novos métodos, materiais e soluções sustentáveis. As colecções Panerai já traduzem esta “preocupação com a natureza e a sustentabilidade”, como a substituição do aço pelo eSteel, um metal de última geração feito em aço reciclado, a produção de braceletes com PET reciclado e as embalagens também produzidas com materiais reciclados. A marca tem como objectivo ser “a primeira a ter um relógio 100% feito a partir de componentes reciclados, incluindo o movimento”.