MP-13: uma nova complicação inteiramente fabricada pela Hublot
Data de Publicação: 04.20.2023

A Hublot escreve um novo capítulo na história do MP, uma coleção de obras-primas que incorporam a alta relojoaria inovadora, criativa e técnica, destinada a colecionadores que procuram conhecer a relojoaria do futuro. O MP-13 Tourbillon Bi-Axis será produzido apenas como edição limitada, com apenas 50 peças numeradas.

O MP-13 de 44 mm tem uma caixa de titânio escovado e, pela primeira vez, reúne duas complicações, o turbilhão e o mostrador retrógrado, num único relógio. Mas essas complicações não são como as de antes. Para começar, o turbilhão tem dois eixos, um feito notável, já que a Hublot é uma das poucas marcas relojoeiras a apresentar um turbilhão de eixo duplo de fabricação própria, tendo feito isso pela primeira vez no MP-09 em 2017. O turbilhão completa uma rotação a cada minuto num eixo e a cada 30 segundos no outro. Ter duas velocidades dentro do mesmo mecanismo cria um efeito hipnótico e técnico.

Para ampliar ainda mais sua magia, a marca criou um turbilhão com duas características refinadas: o relógio é esqueletizado e suspenso. Este projeto arquitetónico confere ao turbilhão uma leveza que falta nas versões mais tradicionais. Elimina a ponte superior e cada componente é reduzido de forma minuciosa para permitir que a luz passe livremente. Para ampliar o efeito visual, o espaço ao redor do turbilhão às 6 horas foi aberto e protegido em ambos os lados por cristal de safira antirreflexo.

Como sempre, a Hublot permite o uso diário do MP-13, garantindo uma reserva de marcha de pelo menos quatro dias ou 96 horas. É provável que ele tenha a maior reserva de marcha de qualquer turbilhão esqueletizado de eixo duplo no mercado atualmente.

Isso porque, em mais uma inovação, o movimento que ele alimenta também não é apenas retrógrado, mas birretrógrado. Essas três variáveis (eixo duplo, birretrógrado, quatro dias de funcionamento) normalmente não são vistas juntas, pois os mostradores retrógrados consomem muita energia. E uma versão birretrógrada consome ainda mais. Outra característica deste relógio único é que, enquanto o ponteiro dos minutos se move constantemente, o ponteiro das horas pula instantaneamente de uma hora para a outra, otimizando a experiência do utilizador ao facilitar a leitura do mostrador. O MP-13 oferece 96 horas de funcionamento, com o indicador de reserva de marcha localizado às 11 horas.

Esta também é a primeira vez que a Hublot projeta um movimento birretrógrado para horas e minutos, o que torna a indicação das horas altamente intuitiva, natural e espontânea. O mostrador é lido da esquerda para a direita, refletindo muitos estilos de escrita e a trajetória do sol. O movimento também é muito fácil de configurar, pois a coroa às 3 horas tem apenas uma posição. Mover o ponteiro dos minutos avança automaticamente as horas. A Hublot projetou o movimento para girar apenas numa direção.

O MP-13 Tourbillon Bi-Axis será produzido apenas como edição limitada, com apenas 50 peças numeradas. Projetado inteiramente em titânio com pulseira de borracha preta, o relógio tem acabamento acetinado e contém 374 componentes.

Categoria: Atualidade | Novidades

Outro artigos que lhe podem interessar:

Universal Genève revela três relógios de homenagem ao Polerouter 

Universal Genève revela três relógios de homenagem ao Polerouter 

A Universal Genève marcou o 70º aniversário do relógio Polerouter e o primeiro voo comercial transpolar da Scandinavian Airlines System (SAS) de Copenhague para a Califórnia com duas celebrações. Os eventos incluíram a revelação de três relógios de homenagem e uma mensagem de Evelyne Genta, a viúva do lendário designer de relógios, Gérald Genta, que criou o Polerouter em 1954.

Share This