Concentração impera na distribuição relojoeira
Data de Publicação: 04.27.2023

A estratégia de distribuição que enfatiza as lojas monomarca está a beneficiar um pequeno número de retalhistas com capacidade logística e financeira. A escolha de nomes independentes e ultraluxuosos para uma clientela leal parece também estar a ter sucesso. Ambas as tendências estão a concentrar ainda mais as vendas de relógios nas mãos de alguns lojistas importantes.

À margem do congresso de joalheiros na Alemanha, que decorreu em outubro passado, Guido Grohmann, diretor executivo da Federal Association of the Jewellery and Watch Industry (BVSU), afirmou: “Entre o verão de 2021 e o de 2022, com a reabertura das lojas, após o período de pandemia, podemos olhar para trás e ver um ano excecional para este setor, especialmente nos segmentos de alta joalharia e relógios de luxo”. 

É um sentimento que ecoa nos Estados Unidos da América, na Ásia e em outros países europeus, conforme confirmado pelo Mercury Project’s “SO8 Sell-Out Index” que monitoriza as vendas de relógios e joias nos oito principais mercados. Esse índice subiu 9,8% em relação aos primeiros três trimestres de 2022, comparando com o mesmo período de 2021. É interessante perceber que os números já ultrapassaram os níveis pré-pandémicos, com um aumento de 20% em relação aos primeiros três trimestres de 2019. China, Hong Kong e Macau, regiões impactadas pelas suas políticas de Covid-zero, e o Reino Unido, país mais atingido pelo aumento do custo de vida, foram os únicos mercados que não beneficiaram ainda com esta recuperação. 

Para ler brevemente na JoiaPro LUXURY.

Categoria: Publicações

Outro artigos que lhe podem interessar:

Assine a Luxury Watches

Assine a Luxury Watches

Subscreva a revista e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Este novo número estará também disponível para venda em alguns quiosques.

Marina Coelho no I Encontro da Luxury Watches

Marina Coelho no I Encontro da Luxury Watches

A fundadora da agência de comunicação Sparkling PR foi uma entre cerca de duas dezenas de personalidades que marcaram presença em Lisboa, numa reunião onde estiveram representadas mais de uma dezena de empresas e instituições do setor.

Share This