Porquê estudar relojoaria?
Data de Publicação: 05.26.2023

Artigo da autoria de Nuno Lopes Margalha, director e fundador do IPR – Instituto Português de Relojoaria. 

Porque é que alguém quereria estudar relojoaria sem ter como único objectivo uma colocação no mercado de trabalho? Embora alguns dos alunos que nos contactam tenham esse objectivo, a maioria não tem. A nossa formação de relojoaria é uma formação inicial, um bom começo para entrar no mundo da relojoaria. Aprende-se o necessário para perceber se esta é uma área a prosseguir profissionalmente, e é o início de um treino individual de vários anos.  

Quando estava a desenvolver o escape co-axial, George Daniels falava com Derek Pratt todos os domingos. Nas suas conversas entreajudavam-se, encontravam soluções para os problemas um do outro. Uns séculos antes, a casa Breguet estava inserida numa comunidade de relojoeiros, o próprio Breguet não tinha problemas em indicar que muitas das suas invenções tinham surgido a partir de conselhos de outros colegas. Em Portugal, no Manual do Aprendiz de Relojoeiro, Francisco Barbosa justifica a necessidade de escrever um livro sobre relojoaria pelo facto do conhecimento ser propositadamente ocultado e de difícil acesso para os novos relojoeiros. Há umas semanas, um relojoeiro contou que para aprender o seu ofício teve de espiar o trabalho dos relojoeiros que tinham mais experiência no seu local de trabalho, apontar o que via e estudar em casa, até conseguir aprender o ofício. Há uns anos, a revista Belora publicou um curso de relojoeiro em fascículos para combater esta tendência de ocultar o conhecimento da profissão. 

Leia o artigo completo brevemente na JoiaPro LUXURY.

Categoria: Atualidade | Opinião

Outro artigos que lhe podem interessar:

Descubra o novo EBEL 1911 Deep Turquoise

Descubra o novo EBEL 1911 Deep Turquoise

O design intemporal deste elegante relógio irradia um brilho que incorpora um toque visionário. Fundindo arte e precisão, exprime a sofisticação feminina com uma facilidade de utilização sem esforço. O mostrador do relógio de 34mm brilha com uma cintilação luminescente.

Boa Páscoa!

Boa Páscoa!

A equipa da JoiaPro LUXURY Watches deseja-lhe um uma Páscoa feliz e muito docinha. Que este seja um momento de união e celebração.

Share This