Porquê estudar relojoaria?
Data de Publicação: 05.26.2023

Artigo da autoria de Nuno Lopes Margalha, director e fundador do IPR – Instituto Português de Relojoaria. 

Porque é que alguém quereria estudar relojoaria sem ter como único objectivo uma colocação no mercado de trabalho? Embora alguns dos alunos que nos contactam tenham esse objectivo, a maioria não tem. A nossa formação de relojoaria é uma formação inicial, um bom começo para entrar no mundo da relojoaria. Aprende-se o necessário para perceber se esta é uma área a prosseguir profissionalmente, e é o início de um treino individual de vários anos.  

Quando estava a desenvolver o escape co-axial, George Daniels falava com Derek Pratt todos os domingos. Nas suas conversas entreajudavam-se, encontravam soluções para os problemas um do outro. Uns séculos antes, a casa Breguet estava inserida numa comunidade de relojoeiros, o próprio Breguet não tinha problemas em indicar que muitas das suas invenções tinham surgido a partir de conselhos de outros colegas. Em Portugal, no Manual do Aprendiz de Relojoeiro, Francisco Barbosa justifica a necessidade de escrever um livro sobre relojoaria pelo facto do conhecimento ser propositadamente ocultado e de difícil acesso para os novos relojoeiros. Há umas semanas, um relojoeiro contou que para aprender o seu ofício teve de espiar o trabalho dos relojoeiros que tinham mais experiência no seu local de trabalho, apontar o que via e estudar em casa, até conseguir aprender o ofício. Há uns anos, a revista Belora publicou um curso de relojoeiro em fascículos para combater esta tendência de ocultar o conhecimento da profissão. 

Leia o artigo completo brevemente na JoiaPro LUXURY.

Categoria: Atualidade | Opinião

Outro artigos que lhe podem interessar:

Breitling e Triumph Motorcycles apresentam Chronomat B01 42 Triumph

Breitling e Triumph Motorcycles apresentam Chronomat B01 42 Triumph

O Chronomat B01 42 Triumph é o novo modelo da terceira colaboração entre a Breitling e a Triumph Motorcycles. Esta obra-prima combina titânio e ouro vermelho de 18k com um mostrador antracite, inspirado no design do novo roadster moderno Speed Triple 1200 RR Breitling da Triumph.

Eis uma nova marca de relógios, a Renaud Tixier

Eis uma nova marca de relógios, a Renaud Tixier

Para celebrar o lançamento da marca criaram um relógio de três ponteiros, o Monday, de 40,8mm, que revisita o conceito de micro-rotor com uma exploração aprofundada do aspeto vital da energia.

Montblanc celebra 100 anos da Meisterstück em Lisboa

Montblanc celebra 100 anos da Meisterstück em Lisboa

A Montblanc estreou a sua nova campanha em Lisboa para comemorar o centenário do seu icónico instrumento de escrita Meisterstück, durante um evento exclusivo na boutique emblemática da Avenida Liberdade.

Share This