A Bracenet juntou-se à Oris para apresentar o Oris x Bracenet, uma edição especial do relógio de mergulho Aquis Date com um mostrador feito de redes fantasmas reciclados e em fim de vida. O fabrico destes mostradores caleidoscópios envolve a recolha de pequenos retalhos verde, azuis e brancos resultando em relógios únicos pois não há dois mostradores iguais.
É estimado que o Great Pacific Garbage Patch (GPGP), uma área de resíduos de plástico à deriva entre o Havai e a Califórnia, tenha quatro vezes e meio o tamanho da Alemanha. Este número foi calculado pela Ocean Cleanup, que calcula também que 46% do GPGP é constituído por redes de pesca perdidas ou deitadas fora.
Este facto é particularmente grave porque, embora já não estejam a ser utilizadas, estas redes de pesca “fantasmas” continuam a capturar e matar vida marinha enquanto pairam na água. Só recentemente é que a consciência da existência das redes fantasma começou a aumentar, graças à visão e aos esforços de pessoas como Benjamin Wenke e Madeleine von Hohenthal, fundadores do novo parceiro da Oris, Bracenet.
Foi numa viagem ao largo da costa da Tanzânia que tomaram consciência deste fenómeno e decidiram começar a fazer pulseiras com redes fantasma recicladas, hoje têm já um catálogo mais alargado de produtos.