A Fundação Grand Prix d’Horlogerie de Genève (GPHG) inaugurou a exposição apresentando os relógios nomeados pela sua Academia, numa cenografia arrojada que corresponde ao prestígio deste encontro anual. A exposição está patente de 26 de outubro a 12 de novembro de 2023.
Os 84 relógios apresentados, seis deles relógios mecânicos, concorrem a uma das 20 distinções, incluindo o cobiçado Grande Prémio “Aiguille d’Or”, que será entregue a 9 de novembro, no Théâtre du Léman, em Genebra. Representando uma oportunidade única para admirar as melhores criações relojoeiras do ano de 56 marcas, esta exposição fez escalas neste outono em Macau, Hong Kong, Kuala Lumpur e Nova Iorque.
Como parceiro da exposição, o Musée d’art et d’histoire de Genebra também apresenta paralelamente, sob o título “La Main et l’Outil” (Mão e Ferramenta), uma seleção de ferramentas e pequenas máquinas de suas coleções patrimoniais, ilustrando “a sinergia contínua entre o trabalho manual e o trabalho mecânico, que são complementares e essenciais à criatividade que sustenta as competências relojoeiras”, simbolizada pelo troféu GPHG.
Tal como nos anos anteriores, a exposição também destaca o trabalho dos alunos de Design de Relógios da HEAD-Genebra e, pela primeira vez, convida os visitantes a descobrir as atividades das fundações Horopedia e The Watch Library, sediadas em Genebra, duas iniciativas inovadoras, dedicadas “a preservar a herança relojoeira e a partilhar conhecimento com o maior número de pessoas possível”.