Pela mão da Brand Finance, considerada líder mundial em avaliação de marcas, a consultora britânica produz anualmente um relatório das 50 insígnias mais distintivas no panorama mundial do luxo.
Porsche, Louis Vuitton e Chanel lideram o ranking em 2023.
Mais de cinco mil marcas de 31 setores de atividade de 38 países constituem o foco de análise do Luxury and Premium 50 2023. O estudo leva já sete edições, num projeto que contempla mais de 150 mil entrevistas anualmente. No pódio deste ranking está a Porsche, insígnia que lidera no Valor de Marca e Valor de Perceção de Sustentabilidade. A Louis Vuitton mantém a segunda posição no ranking e a Chanel sobe para terceiro lugar, empurrando a Gucci para o quarto lugar desta lista.
A recuperação pós-covid é um dado adquirido para todo o setor Luxury & Premium, com um crescimento de 20% na categoria de valor.
Sinal desta recuperação é o facto de a Lamborghini ter acelerado o seu desenvolvimento (+123%) como a marca que mais cresce em 2023. Estabilidade é a palavra de ordem para a Ferrari, com a marca italiana a manter o estatuto de marca mais forte do Setor de Luxo & Premium.
A Chanel reportou resultados financeiros positivos, com a receita a atingir os 17,22 mil milhões de dólares em 2022 – um aumento de 17% em relação ao ano anterior, e lucro de 5,78 mil milhões de dólares, representando um acréscimo de 5,8%. A Chanel mantém em alta a sua taxa de perceção de marca nos 72%, especialmente alta na Arábia Saudita, Malásia e Itália, aliada ainda a uma das maiores percentagens de apreciação entre as marcas de vestuário de luxo, a rondar os 51%.
Outra vantagem potencial num mercado em transformação para marcas de automóveis de luxo é a sustentabilidade.
A pesquisa global da Brand Finance indica a Lamborghini como a marca automóvel italiana com o mais alto Índice de Perceção de Sustentabilidade (SPS) de 4,79/10. Esta pontuação é fortemente apoiada pelo plano de transição “Cor Tauri Direction”, que prevê um investimento de 1,5 mil milhões de euros para reduzir para metade as suas emissões de CO2 até 2025. Este será o maior investimento na história da marca.