Lebond Souto Moura: “Minimalismo com um toque de arquiteto”
Data de Publicação: 05.13.2024

Continuando a expandir a sua aventura de relógios desenhados por arquitetos, a Lebond revelou o seu mais recente relógio com o vencedor do Prémio Pritzker de Arquitetura de 2011, Eduardo Souto Moura. O novo relógio explora os limites da modernização de uma silhueta de relógio clássica.

Em 2023, a Lebond lançou o seu primeiro relógio de pulso em colaboração com o famoso arquiteto Álvaro Siza, que apresentava um design quadrado inspirado numa das obras de Siza. Tal como da última vez, a Lebond convidou Souto Moura a conceber um relógio de pulso que refletisse os seus códigos arquitetónicos. O arquiteto português é conhecido pelo seu estilo consistente e altamente reconhecível que utiliza linhas simples, resultando em criações minimalistas que transmitem uma sensação de serenidade. Mas, em vez de utilizar um dos seus trabalhos anteriores para inspirar a peça, Souto Moura utilizou o seu estilo característico para reimaginar o clássico relógio de condutor.

A ideia de Souto Moura para a criação deste relógio colaborativo era que a peça parecesse e fosse o mais fina possível. Tendo o 12 como referência, o arquiteto desenhou duas versões, “Original e Dark”, numa forma redonda clássica, enquanto o mostrador sofre uma reviravolta intrigante ao ser rodado num ângulo de 30 graus. “O 12 é a referência e rodamos [tudo] 30 graus para uma visibilidade ótima no pulso”, explica o arquiteto. Assim, o mostrador, o movimento e a coroa do relógio foram todos colocados no mesmo ângulo de 30 graus.

Sempre a favor de linhas claras, Souto de Moura deixou o mostrador o mais puro possível. Ponteiros em forma de bastão criam um contraste acentuado com a cor do mostrador, indicando precisamente o tempo. Como 12 é a referência, Souto Moura misturou algarismos arábicos com o acentuado ponteiro das horas, automaticamente captando a atenção dos seus olhos e guiando-os através do ato comum de ler as horas, assim esquecendo que o está a fazer com diferença de 30 graus.

Descubra mais sobre a parceria única entre Lebond e Souto Moura na revista Luxury Watches 11.

Outro artigos que lhe podem interessar:

Hublot e Daniel Arsham redefinem o relógio de bolso com o Arsham Droplet

Hublot e Daniel Arsham redefinem o relógio de bolso com o Arsham Droplet

A Hublot revelou uma colaboração inovadora com o aclamado artista contemporâneo Daniel Arsham. O resultado dessa parceria visionária é o Arsham Droplet, um relógio revolucionário que reimagina o clássico relógio de bolso, combinando um antigo formato com materiais e métodos de produção futuristas. O Arsham Droplet representa uma incrível obra de arte que pode ser apreciada de três maneiras diferentes: um relógio de bolso, um pingente ou um marcante relógio de mesa.

Hublot e Kylian Mbappé dão o pontapé de saída para o UEFA EURO 2024™

Hublot e Kylian Mbappé dão o pontapé de saída para o UEFA EURO 2024™

O UEFA EURO 2024™, a fase final do Campeonato da Europa de Futebol, terá lugar este verão na Alemanha. Antes deste grande festival do futebol europeu, a Hublot e Kylian Mbappé, embaixador da marca, iniciam juntos a contagem regressiva, revelando o lema “Cada segundo conta!” e o relógio Big Bang e Gen 3.

Share This