Lebond Souto Moura: “Minimalismo com um toque de arquiteto”
Data de Publicação: 05.13.2024

Continuando a expandir a sua aventura de relógios desenhados por arquitetos, a Lebond revelou o seu mais recente relógio com o vencedor do Prémio Pritzker de Arquitetura de 2011, Eduardo Souto Moura. O novo relógio explora os limites da modernização de uma silhueta de relógio clássica.

Em 2023, a Lebond lançou o seu primeiro relógio de pulso em colaboração com o famoso arquiteto Álvaro Siza, que apresentava um design quadrado inspirado numa das obras de Siza. Tal como da última vez, a Lebond convidou Souto Moura a conceber um relógio de pulso que refletisse os seus códigos arquitetónicos. O arquiteto português é conhecido pelo seu estilo consistente e altamente reconhecível que utiliza linhas simples, resultando em criações minimalistas que transmitem uma sensação de serenidade. Mas, em vez de utilizar um dos seus trabalhos anteriores para inspirar a peça, Souto Moura utilizou o seu estilo característico para reimaginar o clássico relógio de condutor.

A ideia de Souto Moura para a criação deste relógio colaborativo era que a peça parecesse e fosse o mais fina possível. Tendo o 12 como referência, o arquiteto desenhou duas versões, “Original e Dark”, numa forma redonda clássica, enquanto o mostrador sofre uma reviravolta intrigante ao ser rodado num ângulo de 30 graus. “O 12 é a referência e rodamos [tudo] 30 graus para uma visibilidade ótima no pulso”, explica o arquiteto. Assim, o mostrador, o movimento e a coroa do relógio foram todos colocados no mesmo ângulo de 30 graus.

Sempre a favor de linhas claras, Souto de Moura deixou o mostrador o mais puro possível. Ponteiros em forma de bastão criam um contraste acentuado com a cor do mostrador, indicando precisamente o tempo. Como 12 é a referência, Souto Moura misturou algarismos arábicos com o acentuado ponteiro das horas, automaticamente captando a atenção dos seus olhos e guiando-os através do ato comum de ler as horas, assim esquecendo que o está a fazer com diferença de 30 graus.

Descubra mais sobre a parceria única entre Lebond e Souto Moura na revista Luxury Watches 11.

Outro artigos que lhe podem interessar:

HYT lança pela 1ª vez uma “Edition Millésimée” para o outono/inverno

HYT lança pela 1ª vez uma “Edition Millésimée” para o outono/inverno

A HYT apresenta uma coleção exclusiva de três novas cores, púrpura, verde e chocolate, que irão vestir com elegância e subtileza os mostradores da famosa “Série T1” neste outono/inverno. Estas três novas cores estarão disponíveis em séries limitadas no tempo e não na quantidade: serão colocadas à venda a partir de setembro de 2024 e só estarão disponíveis até à Watches and Wonders de 2025.

Desvendamos o TAG Heuer Connected Calibre E4 x Oracle Red Bull Racing Edition

Desvendamos o TAG Heuer Connected Calibre E4 x Oracle Red Bull Racing Edition

Vivencie a perfeita fusão entre tecnologia e espírito de corrida com o TAG Heuer Connected Calibre E4 45mm x Oracle Red Bull Racing Edition. Este relógio de edição especial possui uma caixa em titânio revestida com DLC preto, mostradores exclusivos e um aplicativo customizado que proporciona uma imersão no emocionante universo da Oracle Red Bull Racing.

Bianchet revela o B1.618 Grande Date Sapphire Edition

Bianchet revela o B1.618 Grande Date Sapphire Edition

A Bianchet acaba de apresentar a sua mais recente peça relojoeira, o B1.618 Grande Date Sapphire Edition – um relógio que redefine a transparência e a elegância na alta relojoaria. Este modelo, uma requintada reinterpretação do premiado Flying Tourbillon Grande Date B1.618, será apresentado na Geneva Watch Days, de 29 de agosto a 2 de setembro de 2024.

Share This