Eis uma nova marca de relógios, a Renaud Tixier
Data de Publicação: 06.07.2024

Dominique Renaud e Julien Tixier, dois relojoeiros que combinam a experiência e paixão pelo estudo da relojoaria, formaram uma aliança criativa que deu origem à marca Renaud Tixier.

A ambição de Dominique e Julien é “repensar os fundamentos da micromecânica e aplicar conceitos inovadores aos princípios fundamentais da relojoaria”. Para celebrar o lançamento da marca criaram um relógio de três ponteiros, o Monday, de 40,8mm, que revisita o conceito de micro-rotor com uma exploração aprofundada do aspeto vital da energia.

A marca Renaud Tixier foi criada em 2023 “com um objetivo claro: revisitar os fundamentos dos relógios mecânicos e ultrapassar os limites da micromecânica, um campo que durante séculos foi um domínio da alta tecnologia, mas cuja evolução se tornou limitada pela industrialização do fabrico de relógios de pulso”. Para Dominique Renaud e Julien Tixier, isto é mais do que um simples objetivo, é uma missão. Juntos, “pretendem demonstrar que a arte da relojoaria não se limita às grandes complicações e às suas variantes (como o turbilhão, o calendário perpétuo, os sinos, etc.), por mais diversas e sofisticadas que sejam”, revelam em comunicado.

Desta forma, a Renaud Tixier pretende revistar os sete princípios fundamentais da relojoaria e para começar focou-se na questão central da energia, ou seja, no micro-rotor. Pequeno, elegante e permitindo uma melhor apreciação visual da arquitetura e da arte do movimento, este conjunto é muito raramente objeto de estudos ou de novos desenvolvimentos – apesar do seu potencial para melhorar tanto a estética, como a funcionalidade. A ambição da marca é, nada mais nada menos, repensar completamente o micro-rotor, otimizando o seu equilíbrio entre capacidade técnica, design ergonómico e delicadeza.

Assim nasce a peça inaugural da Renaud Tixier, batizada “Monday”, um testemunho desta visão. A caixa de 40,8mm em ouro rosa alberga um calibre centrado num novo micro-rotor, revisto para maximizar a eficiência da corda – uma inovação pioneira, concebida por Dominique Renaud e realizada por Julien Tixier.

Categoria: Atualidade

Outro artigos que lhe podem interessar:

Breitling e Triumph Motorcycles apresentam Chronomat B01 42 Triumph

Breitling e Triumph Motorcycles apresentam Chronomat B01 42 Triumph

O Chronomat B01 42 Triumph é o novo modelo da terceira colaboração entre a Breitling e a Triumph Motorcycles. Esta obra-prima combina titânio e ouro vermelho de 18k com um mostrador antracite, inspirado no design do novo roadster moderno Speed Triple 1200 RR Breitling da Triumph.

Montblanc celebra 100 anos da Meisterstück em Lisboa

Montblanc celebra 100 anos da Meisterstück em Lisboa

A Montblanc estreou a sua nova campanha em Lisboa para comemorar o centenário do seu icónico instrumento de escrita Meisterstück, durante um evento exclusivo na boutique emblemática da Avenida Liberdade.

Share This