No mesmo ano em que a Meisterstück surgiu e deu início à história da mestria artesanal escrita da Montblanc, os Jogos Olímpicos reuniram os países do mundo para celebrar a excelência atlética e o espírito desportivo. Em 1924, os participantes juntaram-se para os oitavos Jogos Olímpicos em Paris e para os primeiros Jogos Olímpicos de inverno em Chamonix, no sopé da montanha Mont Blanc. Com a nova coleção Meisterstück x Olympic Heritage, a Montblanc celebra o 100º aniversário do seu instrumento de escrita e presta homenagem ao centenário dos Jogos Olímpicos de 1924.
A colaboração é uma homenagem aos dois ícones, que partilham um rico património e história, um aniversário importante e um lugar de pertença. Na sua essência, tanto a Montblanc como os Jogos Olímpicos de Paris de 1924 e os Jogos Olímpicos de inverno de Chamonix de 1924 personificam, com mestres artesãos e heróis desportivos, a perseguição de algumas das melhores realizações humanas possíveis.
Resultado de uma intensa pesquisa e de intercâmbios enriquecedores com o Museu Olímpico e o Comité Olímpico Internacional, a coleção Meisterstück x Olympic Heritage apresenta edições que destacam a arte e o design de Jogos Olímpicos passados.
Edição Especial Meisterstück x Olympic Heritage Paris 1924
O tom quente de vermelho da Meisterstück x Olympic Heritage Paris 1924 Resin LeGrand foi a cor vermelha oficial dos Jogos Olímpicos de Paris. O aparo artesanal em ouro Au 585 maciço é embelezado com um lançador de dardo, uma referência a um cartaz olímpico vintage desse ano. Os anéis olímpicos, que fazem parte do logótipo “Olympic Heritage” gravados no anel superior da tampa, exprimem a atividade do Movimento Olímpico e representam a união dos cinco continentes e o encontro dos atletas de todo o mundo nos Jogos Olímpicos.
O logótipo “Olympic Heritage”, por sua vez, é ladeado por uma coroa de folhas, fazendo lembrar as que eran apresentadas como a mais alta condecoração aos vencedores dos Jogos Olímpicos da Antiguidade.
A tampa está gravada com as palavras “Olympic Games Paris 1924” dentro de uma moldura inspirada na capa do relatório oficial dos Jogos. Embutido numa preciosa resina cor de coral na parte superior da tampa está o emblema Montblanc, um elemento de design de assinatura desde 1913 que personifica o espírito pioneiro e a ambição da Maison em moldar a cultura da escrita.
Edição Especial Meisterstück x Olympic Heritage Chamonix 1924
1924 foi um ano de estreias tanto para a Montblanc como para o Movimento Olímpico. Ao mesmo tempo que os primeiros Jogos Olímpicos de inverno foram realizados com o Mont Blanc como pano de fundo em Chamonix, França, a primeira Meisterstück foi apresentada aos clientes. A Edição Meisterstück x Olympic Heritage Chamonix 1924 é composta por três versões diferentes – uma Edição Classique feita de resina preciosa num tom que se assemelha à cor azul-acinzentada oficial escolhida para os Jogos Olímpicos de inverno, uma Edição Doué que combina um corpo de resina preciosa com uma tampa revestida a platina com uma gravação da paisagem montanhosa do vale de Chamonix, e uma Edição Solitaire com uma tampa revestida a platina e um corpo adornado com a mesma gravação.
As tampas de todas as edições são gravadas com as palavras “Olympic Winter Games Chamonix 1924” no interior de um cartucho. A representação do saltador de esqui no aparo artesanal em ouro Au 750 maciço inspira-se nos trabalhos gráficos criados para os Jogos Olímpicos de inverno de Chamonix 1924. O anel do topo da tampa é embelezado com o logótipo “Olympic Heritage” composto pelos anéis olímpicos, enquanto que o emblema Montblanc no topo da tampa é engastado em resina preciosa de cor coral.
As Edições Montblanc Meisterstück x Olympic Heritage Paris e Chamonix 1924 estão disponíveis em caneta de tinta permanente, esferográfica e rollerball. Para acompanhar a coleção de instrumentos de escrita, a Montblanc apresenta as tintas Meisterstück x Olympic Heritage Paris e Chamonix 1924 em vermelho e azul originais, apresentadas num frasco de tinta de vidro quadrado. Os cadernos de edição especial apresentam obras de arte e tipografia originais dos Jogos Olímpicos de Paris 1924 e dos Jogos Olímpicos de inverno de Chamonix 1924, completando a experiência global de escrita.