Para celebrar o 100º aniversário do instrumento de escrita Meisterstück da Montblanc, e a ligação de longa data da Maison à escrita, os designers de relógios da Montblanc uniram forças com Catherine Mittermayer, professora de estudos mesopotâmicos no Departamento de Ciências Antigas da Universidade de Genebra, para prestar homenagem a Enheduanna e ao seu lugar na história literária.
A homenagem é prestada sob a forma de uma nova edição limitada Star Legacy Exo Turbilhão Suspenso Esqueleto que inclui numerosos ornamentos de topo inspirados na alta sacerdotisa, na sua obra e na sua época.
Limitado a 10 peças, este relógio de 44,80mm, em ouro amarelo de 18 quilates, é decorado com um mostrador em ónix gravado com um extrato de um dos Hinos do Templo de Enheduanna. Em vez do logótipo tradicional, o nome Montblanc foi traduzido para sumério com os símbolos para branco e montanha no final do texto.
As palavras finais do hino foram também gravadas na lateral da caixa em ouro amarelo de 18 quilates, que atribui este texto ao seu autor: “O compilador das tábuas foi Enheduanna. Meu rei, foi criado algo que ninguém criou antes”.
Por baixo do mostrador descentrado, uma gravação em ouro amarelo de 18 quilates de Enheduanna situa-se graciosamente por cima do Exo-Turbilhão. Como ela é a suma sacerdotisa do deus da lua Nanna, a lua crescente é apresentada às 12 horas, na horizontal, tal como aparece nesta parte do mundo. A lua recorda igualmente os cornos de um touro, representação popular de Nanna, que também está representado às 3 horas. Para completar estes pormenores históricos, surge por detrás do touro um friso inspirado no Jogo Real de Ur, um antigo passatempo mesopotâmico. A existência deste jogo é conhecida graças a dois tabuleiros descobertos nos túmulos reais de Ur. Por último, mas não menos importante, foram gravados números sumérios no contador de segundos, juntamente com o número 10, que se refere à edição limitada de 10 peças.
O movimento Exo-Turbilhão
A complicação patenteada Exo Turbilhão Suspenso foi desenvolvida inteiramente in-house pelos mestres relojoeiros da Manufatura Montblanc em Villeret e exigiu três anos de desenvolvimento. O “Exo” deriva do grego para externo ou fora e refere-se à grande roda de balanço com parafusos, que está posicionada fora da gaiola rotativa do turbilhão.
A ideia dos engenheiros da Montblanc ao desenvolverem o inovador e patenteado Exo Turbilhão Suspenso era criar um turbilhão de minutos que fosse mais visível, revelando ainda mais a sua beleza. Esta construção patenteada específica do Exo Turbilhão Suspenso permitiu aos relojoeiros da Manufatura Montblanc em Villeret ter uma roda de balanço grande e impressionante e eliminar a necessidade de aumentar o tamanho do movimento ou da caixa. A roda de balanço maciça é elevada 3,2mm acima do mostrador e parece estar a flutuar sobre ele. Em termos de desempenho, esta arquitetura mecânica inovadora e patenteada do Exo Turbilhão economiza mais energia do que um turbilhão convencional, pois a gaiola é mais pequena e não tem o peso da roda de balanço.
Seguindo a pura tradição relojoeira, o movimento esqueleto de corda manual de manufatura em prata alemã – calibre MB M16.69 – é inteiramente decorado na manufatura Montblanc em Villeret e apresenta um tratamento de ruténio antracite em partes do movimento, conferindo à cena histórica um toque contemporâneo.
Este relógio de edição limitada é entregue numa caixa de apresentação especial que continua a celebração de Enheduanna e do seu lugar na história literária com uma interpretação do Grande Zigurate de Ur. Coberto de pedra, o exterior do estojo está gravado com dois extratos dos Hinos do Templo de Enheduanna. Quando aberta, a tampa pode ser utilizada como base para expor o relógio em casa ou no escritório do proprietário.