A Panerai apresenta o novo Luminor Quaranta Carbotech™ PAM01526, numa estreia mundial que tem lugar no Salón Internacional Alta Relojería México (SIAR) 2024. Concebido para um visual desportivo e assertivo, o PAM01526 capta a estética distintiva do Luminor numa dimensão mais pequena, mantendo os elementos característicos da Maison – o reconhecível dispositivo de proteção da coroa com alavanca, mostrador em sanduíche e asas sólidas – bem como os elevados padrões técnicos.
“Para celebrar o Salón Internacional Alta Relojería México 2024 estamos entusiasmados por revelar o novo Luminor Quaranta Carbotech™ PAM01526. Atendendo às necessidades em evolução dos nossos clientes, foi concebido para ser extraordinariamente leve, com maior facilidade de utilização e durabilidade. Um marco significativo na nossa jornada, combinando a nossa herança intemporal com a experiência técnica avançada da nossa Manufatura”, adianta Jean-Marc Pontroué, CEO da Panerai.
Pela primeira vez, o Luminor Quaranta apresentará uma caixa Carbotech™, um material conhecido pela sua natureza leve e robusta, fabricado a partir de fibras de carbono. O processo de fabrico do Carbotech™ envolve a compressão de folhas de fibra de carbono a uma temperatura precisa e alta, juntamente com PEEK (Poliéter Éter Cetona), um polímero técnico que liga o compósito, aumentando a sua resistência e longevidade. As placas Carbotech™ resultantes apresentam propriedades mecânicas e desempenho superiores em termos de relação resistência/peso, permitindo uma ergonomia muito confortável e sendo resistentes a condições de desgaste difíceis. Excelente resistência a forças externas e à corrosão, o Carbotech™ é 80% mais leve do que o aço, 73% mais leve do que a cerâmica e 64% mais leve do que o titânio. A superfície preta mate irregular, que varia em função do corte do material, confere a cada relógio um aspeto ligeiramente diferente, dando a cada peça um carácter único.
O PAM01526 é combinado com um mostrador em sanduíche verde mate para um aspeto sofisticado, mas dinâmico, intersetando o apelo do cliente por esta cor em particular. A Super LumiNova® X1 branca no mostrador e nos ponteiros brilha a verde no escuro, mantendo a legibilidade em condições de pouca luz. No seu coração encontra-se o movimento automático P.900, reconhecido pela sua fiabilidade e com uma reserva de marcha de três dias. o P.900 é um calibre automático que integra uma função expansiva dentro dos limites de proporções notavelmente simples. Com 12½ linhas (28mm) de diâmetro e apenas 4.2 mm de espessura, o movimento está entre os calibres automáticos mais finos do portefólio da Panerai.
A energia necessária para acumular uma reserva de marcha de três dias é fornecida por um peso oscilante bidirecional e armazenada num único tambor. A sua roda de balanço, que oscila a uma frequência de 28.800 vibrações por hora, é fixada de forma segura através de uma válvula de balanço. O calibre está equipado com uma função de paragem de segundos que permite um acerto preciso da hora. O vidro de safira transparente e o fundo da caixa aberto em titânio DLC permitem ver o movimento P.900. Notavelmente, o peso total do relógio é inferior a 100 gramas, o que o torna excecionalmente leve para o uso diário.
Resistente à água até 30 BAR (~300 metros) – uma estreia para um modelo Luminor Quaranta – este relógio foi rigorosamente testado, submetendo-o a uma pressão de até 25% superior ao valor de resistência à água garantido, de forma a cumprir os rigorosos padrões da Panerai.
Para uma versatilidade de 360º, o Luminor Quaranta Carbotech™ PAM01526 apresenta o inovador sistema PAM Click Release nas suas braceletes – uma bracelete primária em borracha verde militar e uma secundária em pele, em homenagem aos designs da Panerai da década de 1960.