O Ingenieur foi lançado originalmente em 1955 como o primeiro relógio de pulso antimagnético da IWC Schaffhausen para uso civil. No entanto, o seu nome está frequentemente associado ao designer Gérald Genta, que foi encarregado de redesenhá-lo na década de 1970. Com o Ingenieur SL, referência 1832, Genta detalhou a sua visão artística de um relógio esportivo de luxo em aço inoxidável com uma pulseira integrada.
Apresentado no ano passado, o Ingenieur Automatic 40 distingue-se pelo bisel característico com cinco parafusos funcionais, a pulseira integrada e o padrão especial do mostrador. Depois de apresentar inicialmente um Ingenieur Automatic 40 em titânio e três versões em aço inoxidável com um mostrador preto, um prateado e um azul-marinho, o fabricante suíço de relógios de luxo adiciona agora uma nova cor de mostrador à coleção.
O novo Ingenieur Automatic 40 (Ref. IW328907) apresenta uma caixa, aro e pulseira H-link integrada com fecho dobrável borboleta feito de aço inoxidável. A ergonomia da caixa e da pulseira foi cuidadosamente reprojetada e melhorada até ao menor detalhe. O tamanho da caixa de 40 milímetros e a fixação do elo do meio garantem um ajuste perfeito mesmo em pulsos mais finos.
O mostrador azul do Ingenieur Automatic 40 exibe um padrão de grelha, seguida de um acabamento em PVD azul. Os marcadores metálicos aplicados e os ponteiros são revestidos com Super-LumiNova®.
O novo relógio é alimentado pelo o calibre 32111, fabricado pela IWC, um movimento automático de corda automática com um eficiente sistema de corda de dupla lingueta. O novo modelo garante uma reserva de marcha de 120 horas.